Este evento já decorreu.

D1 - Jogos de sedução
Georges Bizet, Carmen Suite

Deutsches Kammerorchester Berlin

CCB

Deutsches Kammerorchester Berlin ©Stephan Cleef

Bruno Borralhinho direção musical
Deutsches Kammerorchester Berlin

Georges Bizet (1838-1875)/Rodion Shchedrin (1932) Carmen Suite para orquestra de cordas e percussão

De entre os vários «sedutores» da ópera, a cigana Carmen talvez seja a mais famosa. Tal como a maioria destas personagens, também esta acaba vítima de si própria e dos seus jogos de sedução.
Logo após a sua publicação, em 1845, Carmen, a novela de Prosper Mérimée, foi rotulada de chocante e escandalosa. Trinta anos mais tarde, Georges Bizet estreia a «sua» Carmen em Paris, sendo que não foi imediatamente aceite, pois continuava a chocar o público, mas tornar-se-ia rapidamente numa das óperas mais frequentemente encenadas em todo o mundo e num dos maiores sucessos da história da ópera.
A última ópera composta por Bizet celebra e eterniza a relação fatídica entre a sensual e voluntariosa cigana Carmen e Don José, um pacato sargento cujos códigos morais serão perturbados por uma avassaladora e incontrolável paixão. Carmen incarna o paradigma da liberdade individual sem concessões e sem limites, o arquétipo da mulher independente e confiante da sua beleza e poder de atração, impulsionada pelo desejo de viver apenas de acordo com a sua vontade e as suas próprias leis.
Desde sempre, esta ópera tem conseguido conquistar indefetíveis gerações de admiradores. Com o passar dos anos, Carmen foi revisitada por inúmeros encenadores, compositores e até instrumentistas virtuosos, ganhando novas facetas e leituras. Numa dessas leituras, em 1971, o compositor russo Rodion Shchendrin apropria-se da música de Bizet, reescreve-a a pensar na sonoridade algo particular da orquestra de cordas com percussão, e leva a história para o mundo do ballet. - ANDRÉ CUNHA LEAL

                                                                                                                

Produção | CCB

 


Apoio à Apresentação

28 abril 2018 | 16:00

M/6
Duração aprox. 1h
Enviar a um Amigo