Este evento já decorreu.

A3 - Colégio Moderno

Escola de Música do Colégio Moderno concerto no ccb dias da musica

Escola de Música do Colégio Moderno ©Cátia Barbosa

Orquestra da Escola de Música do Colégio Moderno
Escola da Banda de Música de Antas-Esposende
Diogo Costa direção musical

Carl Maria von Weber (1786-1826) Abertura de Oberon
Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) Sinfonia n.º 40 em Sol menor

 

A Escola de Música do Colégio Moderno é dirigida pela Prof.ª Inês Saraiva e conta com um leque de professores de reconhecida qualidade. Os instrumentos lecionados são o violino, a viola-d’arco, o violoncelo e o piano, tendo este último como coordenadora a pedagoga e pianista Jill Lawson.

Nos seus anos de existência, a Escola de Música do Colégio Moderno tornou-se já uma importante referência, tendo trazido a Portugal alguns solistas de renome internacional, como os pianistas Iddo Bar-Shai, Lev Vinocur, Tomohiro Hatta, Mariana Gurkova, a violetista Natalia Tchitch, os violinistas Ilya Grubert, Daniel Garlitsky, Mariana Todorova, Gwendolyn Masin, Eliot Lawson, Alissa Margulis, os violoncelistas Catherine Strynckx, Pavel Gomziakov, entre outros, para concertos com os seus alunos e também workshops e masterclasses.

A Escola de Música desenvolve e participa, ao longo do ano, numa série de atividades culturais, dentro e fora do país e do espaço da escola, dos quais destacamos o concerto anual – Concerto Solidário – no Teatro Nacional de São Carlos; a participação nos Dias da Música em Belém, no Centro Cultural de Belém; os concertos no Palácio Nacional da Ajuda, na Sé de Lisboa, na Basílica da Estrela, no Panteão Nacional, na Igreja de São Roque, na Igreja de Santa Maria de Belém – Mosteiro dos Jerónimos, no Teatro Municipal de São Luiz, na Assembleia da República e na Fundação Calouste Gulbenkian. Os alunos participaram também em digressões em Itália, França e Estados Unidos.

A primeira informação escrita sobre a existência de uma Banda de Música em Antas é de 1871, o que pressupõe que terá nascido algum tempo antes. Era maioritariamente composta por músicos das freguesias de Antas e Belinho. Desde a sua fundação, músicos mais velhos passavam aos mais novos o conhecimento sobre a arte da música, assegurando deste modo a renovação dos músicos nas fileiras da Banda. Com altos e baixos, especialmente no período entre as duas grandes guerras, este modo de ensino vigorou durante vários anos até que em 1996, a Escola da Banda de Música de Antas ganhou um novo vigor, com a contratação de professores devidamente habilitados e aulas semanais para que os alunos, maioritariamente naturais de Antas, adquirissem rapidamente conhecimentos e assim darem um maior contributo à Banda.
Hoje, a Banda de Música de Antas tem uma sede de real gabarito, construída com a ajuda da Câmara Municipal de Esposende, onde funciona a Escola de Música, repleta de alunos interessados, e dinamizada por uma excelente equipa de professores. Desta escola nasceu a Orquestra de Sopros ABBVE, que participa em diversos eventos culturais e é a promissora garantia de que à Banda de Antas não vai faltar a frescura e a revitalização contínua de novos músicos.


Produção | CCB

25 abril 2019 | 16:00
Sala Luís de Freitas Branco
M/6
Duração estimada 35 min
Enviar a um Amigo