Este evento já decorreu.

Dias da Música em Belém: Festival Jovem

A5 - Alegres Travessuras

Jovem Orquestra Portuguesa

Jovem Orquestra Portuguesa ©Patrícia Andrade

Jovem Orquestra Portuguesa ©Patrícia Andrade

Pedro Carneiro ©Nuno Ferreira Santos

Vasco Dantas Rocha ©Claudia Moura

Pedro Carneiro direção musical
Vasco Dantas piano
Jovem Orquestra Portuguesa


Sergei Rachmaninoff (1873-1943) Rapsódia sobre um Tema de Paganini
Richard Strauss (1864-1949) Till Eulenspiegels lustige Streiche, op. 28

A Jovem Orquestra Portuguesa (JOP) regressa aos Dias da Música em Belém com um programa popular e de exigência performativa. Este concerto realiza-se após o estágio da Páscoa, com jovens músicos de todo o país e nas vésperas da quarta internacionalização a realizar no verão.
O repertório inclui Till Eulenspiegels lustige Streiche (As alegres travessuras de Till Eulenspiegel), um dos poemas sinfónicos mais conhecidos de Richard Strauss. Till Eulenspiegel é uma personagem da tradição popular alemã que, dotada de um humor acutilante, critica os privilégios das classes sociais mais abastadas.
Com a apresentação desta peça assiste-se a um momento pioneiro no nosso país no seio da música erudita. À JOP, uma iniciativa da OCP, juntam-se os membros do ensemble Notas de Contacto – a OCPsolidária na CERCIOEIRAS, aglutinando estes projetos da OCP, motores estratégicos de criação de públicos e promoção de uma verdadeira cidadania de inclusão.
A segunda peça, uma Rapsódia Sobre um Tema de Paganini, de S. Rachmaninoff, tematiza o último dos Capriccipara violino solo de Paganini, tendo como solista convidado o pianista Vasco Dantas, sob a direção musical de Pedro Carneiro. A JOP participa nos Dias da Música em Belém desde 2011, primeiro sob a designação de OCPzero, no Espaço Música Livre, e desde 2015, no Grande Auditório. 

                                                                                                        


Produção | CCB


21 abril 2018 | 21:00

M/6
Duração aprox. 1h
Enviar a um Amigo