C1 - Orquestra Sinfónica APROARTE

O Poema Sinfónico

Orquestra Sinfónica APROARTE

Orquestra Sinfónica APROARTE

Benoit Fromanger ©Johanna Diehl 2008

César Franck deixou-nos cinco poemas sinfónicos de inspiração e dimensões variadas. Um deles – O Caçador Maldito (1882) – reinterpreta musicalmente uma balada de Gottfried Bürger (1747-1794).
Resume-se o poema original da seguinte forma: numa manhã de domingo, na região do rio Reno, ouvem-se os sinos convocando os fiéis para a Igreja. O conde omite os seus deveres espirituais e decide ir à caça. O povo, e sobretudo os anciãos e os agricultores, suplicam-lhe que cancele a sua expedição. O Conde com desprezo, destrói as culturas e atropela os rebanhos. De repente, vê-se sozinho, perdido na floresta. O seu cavalo para e a sua trompa silencia. A maldição do além, através duma voz de trovão, decreta que será perseguido para a eternidade, no meio de chamas, por criaturas infernais. O nobre foge velozmente, perseguido sem trégua, em consequência do seu sacrilégio.
Musicalmente, o poema sinfónico segue a estrutura da balada e desdobra-se em quatro secções principais: a paisagem tranquila da manhã de domingo, a caçada, a maldição e por fim a cavalgada demoníaca. 
Liszt deixou-nos numerosos poemas sinfónicos que constituem uma das formas da música de programa sugerida por uma ideia “extramusical” poética ou descritiva. Inspirado pela personagem do poeta Torquato Tasso, este poema exprime através da música os estados de alma deste autor que descreve nos seus poemas as conversas com os fantasmas omnipresentes na sua vida. Na obra de Liszt, Tasso sai vitorioso do domínio das sombras, graças ao amor de uma mulher – Eléonor. Notar-se-á aqui alguma semelhança com aquilo que o próprio Liszt viveu?
Concerto integrado no evento Projetar o Futuro com Arte, parceria ANQEP, IP/CCB


O Poema Sinfónico

César Franck O Caçador Maldito
Franz Liszt Tasso, Lamento e Triunfo

Orquestra Sinfónica APROARTE
Benoît Fromanger direção musical


Produção | CCB

 

 

DOCUMENTOS

BIOGRAFIAS

30 abril 2017 |  13:00

M/6
Com lugares marcados
Enviar a um Amigo