VERÃO CLÁSSICO 2018

Festival e Masterclasses | 4.ª edição

2018-Jul-29
VERÃO CLÁSSICO 2018
VERÃO CLÁSSICO 2018



“VERÃO CLÁSSICO, jóia dos novos festivais de música de câmara. Simultaneamente um festival e uma academia, o Verão Clássico responde às expectativas de ambos os lados da cena musical. No Centro Cultural de Belém, em Lisboa, público, músicos em formação, músicos famosos e professores animam, durante 10 dias, uma verdadeira colmeia - ou seja, uma cidade musical idílica, onde a aprendizagem é vizinha da experiência de concerto, sobretudo onde os aprendizes podem ouvir e analisar a arte dos seus professores... eles próprios convidados a apresentarem-se em concertos perante os seus cadetes e o público que tem acesso a todas as sessões. As fronteiras libertam-se: uma única família define-se e reforça-se ao diapasão das nacionalidades associadas (20 países estão representados em Lisboa), dos encontros e dos intercâmbios. Nada pode atingir este nível de emulação coletiva, como a experiência da música de câmara tal como é vivida em Lisboa. O tempo do Festival-Academia Verão Clássico transforma as mentes, as formas de tocar e de viver a música. Através do seu funcionamento, dos seus objetivos, das suas realizações, o Festival-Academia VERÃO CLÁSSICO é um exemplo a seguir. Uma utopia tornada realidade.” In ClassiqueNews, por Alexandre Pham, 28.09.2017


"Em agosto, trata-se do único festival de música clássica em Lisboa, um acontecimento aberto a todos os públicos que projeta a capital portuguesa como um polo de excelência. Para as masterclasses foram selecionados 151 músicos (95 portugueses e 56 estrangeiros), jovens talentosos, ávidos dos ensinamentos de mestres de excecional calibre dispostos a partilhar técnica e também os mistérios da sua arte. Acontecimentos artísticos como este, de enorme potencial, um momento de partilha de experiências e de convívio intenso entre músicos de várias gerações, dispõem-se a provocar reações em cadeia. O Verão Clássico veio para ficar." In Expresso, por Ana Rocha, 23.07.2016

O VERÃO CLÁSSICO - Academia Internacional de Música de Lisboa é um projeto com um eixo performativo e um eixo educativo, nomeadamente o Festival Verão Clássico, com concertos diários, e as Masterclasses de Instrumento e de Música de Câmara.

A quarta edição do VERÃO CLÁSSICO decorrerá entre 29 de julho e 7 de agosto de 2018 no Centro Cultural de Belém. Incluirá concertos diários e Masterclasses com a participação de músicos e professores de reputação mundial, oriundos de renomados Conservatórios e Universidades, como Berlim, Londres, Paris, Lucerna ou Bruxelas, e de orquestras de excelência, nomeadamente da Orquestra Filarmónica de Berlim, da Orquestra de Paris e da Orquestra da Academia Nacional de Santa Cecília de Roma:

Professores / Músicos

• Filipe Pinto-Ribeiro (Portugal) Piano
Diretor Artístico e Pedagógico

• Imogen Cooper (Reino Unido) Piano
Professora da Real Academia de Música de Londres

• Aleksandar Madžar (Sérvia) Piano
Professor do Real Conservatório de Bruxelas

• Corey Cerovsek (Canadá) Violino
Professor da Universidade da Colúmbia Britânica de Vancouver

• Jack Liebeck (Reino Unido) Violino
Professor da Real Academia de Música de Londres

• Isabel Charisius (Alemanha) Viola
Professora da Universidade de Lucerna

• Gary Hoffman (EUA) Violoncelo
Professor da Capela Musical Rainha Elisabete da Bélgica

• Adrian Brendel (Reino Unido) Violoncelo
Professor da Escola de Música e Drama Guildhall de Londres

• Janne Saksala (Finlândia) Contrabaixo
1.º Contrabaixo Solo da Orquestra Filarmónica de Berlim e Professor da Escola Superior de Música “Hanns Eisler” de Berlim

• Adriana Ferreira (Portugal) Flauta
1.ª Flauta Solo da Orquestra da Academia Nacional de Santa Cecília de Roma e da Orquestra Nacional de França

• Pascal Moraguès (França) Clarinete
1.º Clarinete Solo da Orquestra de Paris, Professor da Escola Superior de Música de Lausanne e do Conservatório Superior de Paris

• Radek Baborák (República Checa) Trompa
Professor da Academia Barenboim-Said de Berlim

As Masterclasses VERÃO CLÁSSICO são destinadas a estudantes e docentes de música, assim como a músicos profissionais. Para a edição de 2018, foram selecionados 160 jovens músicos, 98 portugueses e 62 oriundos de 27 países: Alemanha, EUA, Japão, Espanha, Reino Unido, Israel, Nova Zelândia, Brasil, Finlândia, Holanda, Islândia, Bélgica, Letónia, Croácia, Cazaquistão, Sérvia, Cabo Verde, Áustria, Irlanda, Lituânia, Guiné-Bissau, Coreia do Sul, Rússia, Bulgária, França e Suíça.

Os professores do VERÃO CLÁSSICO orientarão Masterclasses sobre técnica e interpretação musical, que decorrerão simultaneamente em várias salas do Centro Cultural de Belém. Para estudo e ensaio dos jovens músicos participantes serão ainda utilizadas salas da AMEC/Metropolitana de Lisboa.

Todos os participantes nas Masterclasses são candidatos aos Prémios VERÃO CLÁSSICO, cujo júri é formado pelos professores das Masterclasses. Estes Prémios, na forma de concertos inseridos em temporadas musicais realizadas em Portugal, têm uma importante função de estímulo e reconhecimento do talento e do trabalho realizado pelos participantes durante o VERÃO CLÁSSICO.

O VERÃO CLÁSSICO - Academia Internacional de Música de Lisboa fomenta assim a formação e a apresentação pública de jovens talentos, encorajando-os e apoiando-os na construção das suas carreiras, incentivando paralelamente o intercâmbio cultural entre os participantes de diversas nacionalidades. Aos estudantes portugueses oferece, no seu próprio país, uma plataforma para o desenvolvimento do seu nível artístico e a possibilidade excecional de aprendizagem com os mais prestigiados professores internacionais, referências mundiais dos seus instrumentos.

O eixo educativo do VERÃO CLÁSSICO é complementado pelo eixo performativo, constituído pelo Festival VERÃO CLÁSSICO que, ao longo dos dez dias do Festival, apresentará diariamente concertos com grandes obras do repertório musical dos séculos XVIII ao XXI: quatro concertos MasterFest, com a presença dos músicos/professores, figuras de proa do panorama internacional ,assim como seis concertos TalentFest, nos quais participarão os jovens músicos do VERÃO CLÁSSICO, já laureados nacional e/ou internacionalmente.

Em 2018, o VERÃO CLÁSSICO apresentará uma nova vertente de cruzamentos disciplinares entre a Música e a Ciência, com o intuito de estabelecer simbioses inovadoras e de estimular a capacidade de reflexão e de espírito crítico, tendo em vista um enriquecimento dos participantes e de um público cada vez mais vasto e heterogéneo. A cientista Maria José Lourenço, Professora do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, inaugurará esta área com a conferência “A Química da Música e o Compositor-Químico Alexander Borodin”.

O VERÃO CLÁSSICO 2018 incluirá ainda sessões de Técnica Alexander, orientadas por Alexander Olschewski, de Berlim, potenciando assim a consciência e o equilíbrio do corpo.

O VERÃO CLÁSSICO - Academia Internacional de Música de Lisboa assume-se assim como uma iniciativa artística e pedagógica única em Portugal, um projeto de excelência cultural à escala internacional.


Folha de Sala


Calendário geral

29 de julho Receção e registo dos participantes das Masterclasses; Concerto de abertura
Entre 29 de julho e 7 de agosto Festival VERÃO CLÁSSICO (concertos diários)
31 de julho Conferência “A Química da Música e o Compositor-Químico Alexander Borodin”
Entre 30 de Julho e 7 de agosto Masterclasses VERÃO CLÁSSICO

Todas as informações em: www.veraoclassico.com
Contacto: info@veraoclassico.com




 

Coprodução

 

   


Parceiros Institucionais

 

 

Apoios

    


Parceiro Media