CCB


Bem-vindos ao VERÃO CLÁSSICO 2020!

2020 adivinhava-se um ano especial.

Especial, pelos extraordinários professores e músicos presentes nesta edição, a sexta do Festival e Academia VERÃO CLÁSSICO que, ano após ano, tem vindo a afirmar-se como uma iniciativa cultural de referência, em Portugal e no estrangeiro.

Especial também, por se assinalar em 2020 os 250 anos do nascimento de um dos maiores compositores da História da Música, Ludwig van Beethoven, nascido em Bona em 1770.
Outro jubileu em 2020 é o do compositor italiano Vincenzo Galilei, pai de Galileu Galilei, nascido há 500 anos e que foi um personagem de charneira, unindo, na música, o conhecimento prático ao teórico e cujo trabalho, no âmbito da Camerata Fiorentina, acabou por ter como consequência a invenção da ópera.

Mas 2020 é um ano que ficará indelevelmente marcado nas nossas vidas por momentos muito difíceis e trágicos relacionados com a pandemia de Covid-19, momentos de incerteza e receio que estamos e vamos seguramente ultrapassar.

Perante as dificuldades dos últimos meses, foi absolutamente notável a mobilização de muitas pessoas e instituições para realizar o VERÃO CLÁSSICO em 2020 e é com orgulho e sentido de responsabilidade que apresentamos a esta que é a 6ª edição.

Em 2020, o VERÃO CLÁSSICO realiza-se em novos locais da cidade de Lisboa - o Teatro Thalia, o Conservatório Nacional, o Palácio das Laranjeiras, o Palácio Fronteira - e, como acontece desde a primeira edição, no Centro Cultural de Belém e na Metropolitana.

O Festival VERÃO CLÁSSICO 2020 apresenta 7 concertos com repertório musical dos séculos XVIII ao XXI: 3 concertos MasterFest, com a presença de grandes solistas internacionais, e 4 concertos TalentFest, em que se apresentam os jovens músicos participantes na Academia VERÃO CLÁSSICO 2020, vários dos quais já laureados nacional e internacionalmente.

Simultaneamente um Festival e uma Academia, o VERÃO CLÁSSICO 2020 tem programadas mais de 500 masterclasses/aulas abertas sobre técnica e interpretação musical, orientadas por 15 músicos e professores de grande reputação internacional, oriundos de algumas das melhores orquestras e universidades mundiais. Para estas masterclasses, recebemos em Lisboa 200 jovens músicos, dos quais 100 são portugueses e 100 são estrangeiros vindos de mais de 20 países.

Destaque para as estreias no VERÃO CLÁSSICO do pianista finlandês Henri Sigfridsson, vencedor do Concurso Internacional de Piano Beethoven, em 2005, do violinista albanês Tedi Papavrami, um dos maiores virtuosos da atualidade, da flautista britânica Emily Beynon, 1.ª Flauta Solo da Orquestra Real do Concertgebow de Amesterdão, do violetista Miguel da Silva, Mestre em Residência na Capela Musical Rainha Isabel da Bélgica, e do célebre violoncelista sueco Frans Helmerson, um dos músicos e professores mais respeitados dos nossos dias.
Como é hábito, há regressos de músicos extraordinários, que encarnam o espírito de família musical que inspira todo o Festival e Academia: os violinistas Mihaela Martin e Jack Liebeck, o contrabaixista Janne Saksala, o oboísta Ramón Ortega Quero, o pianista Eldar Nebolsin, os violoncelistas Gary Hoffman e Kyril Zlotnikov, a cantora Anna Samuil e o clarinetista Pascal Moraguès.

Os concertos do VERÃO CLÁSSICO 2020 apresentam um repertório muito variado e apelativo, destacando-se a interpretação de obras para piano de Beethoven, por Henri Sigfridsson e Eldar Nebolsin, e de um conjunto de canções do génio de Bona, em várias línguas, como é o caso de “Seus lindos olhos”, a única canção em português, e que será interpretada por Anna Samuil.
Várias obras-primas farão parte dos programas, como é o caso de Quartetos de Schumann e Dvořák, de Trios de Haydn e Bartók, e do divertido Carnaval dos Animais de Saint-Saëns que encerrará, numa nota de otimismo, o Festival VERÃO CLÁSSICO 2020.

Muito obrigado a todas as pessoas que tornam possível o VERÃO CLÁSSICO - e são muitas! - e aos parceiros institucionais e patrocinadores que se associam a esta extraordinária celebração musical. Bem hajam!
Votos a todos de um excelente VERÃO CLÁSSICO!

 Folha de Sala

FILIPE PINTO-RIBEIRO
Diretor artístico e pedagógico


PROGRAMA GERAL

26.07.2020, Teatro Thalia: Concerto MasterFest I, Festa de Abertura
28.07.2020, Centro Cultural de Belém: Concerto TalentFest I
30.07.2020, Centro Cultural de Belém: Concerto TalentFest II
31.07.2020 Teatro Thalia: Concerto MasterFest II, Festa de Contrastes
01.08.2020, Centro Cultural de Belém: Concerto TalentFest III
03.08.2020, Centro Cultural de Belém: Concerto TalentFest IV
04.08.2020, Teatro Thalia: Concerto MasterFest III, Festa de Encerramento


Contactos
E-MAIL info@veraoclassico.com

SIGA-NOS NO FACEBOOK E NO INSTAGRAM