Prémio de Composição CCB - DSCH

1ª Edição

CCB


No âmbito do VERÃO CLÁSSICO, com o objetivo de incentivar e divulgar a criação musical erudita contemporânea em Portugal, o Centro Cultural de Belém e o DSCH - Schostakovich Ensemble decidiram instituir o Prémio de Composição CCB – DSCH.  O Prémio de Composição CCB – DSCH destina-se a galardoar uma obra musical, na área da música de câmara, da autoria de um compositor de nacionalidade portuguesa, ou estrangeiro residente em Portugal há mais de cinco anos, nascidos antes de 1 de Janeiro de 1992.

REGULAMENTO

1. DEFINIÇÃO E OBJETIVO
1.1. Com o objetivo de incentivar e divulgar a criação musical erudita contemporânea em Portugal, a Fundação Centro Cultural de Belém (CCB) e a DSCH – Associação Musical instituem o Prémio de Composição CCB - DSCH.
1.2. O Prémio de Composição CCB - DSCH tem periodicidade anual e destina-se a galardoar uma obra musical, na área da música de câmara.

2. CONCORRENTES
2.1. O concurso está aberto a compositores de nacionalidade portuguesa, ou compositores estrangeiros residentes em Portugal há mais de cinco anos, nascidos antes de 1 de Janeiro de 1992.
2.2. Ao participarem no concurso os concorrentes declaram aceitar as regras do presente Regulamento e reger-se pelas suas disposições.

3. OBRAS/CARACTERÍSTICAS
3.1. Cada concorrente poderá inscrever uma obra composta entre 1 de Abril de 2012 e 1 de Abril de 2017, com estreia pública até 1 de Abril de 2017.
3.2. As obras inscritas deverão ter uma duração entre 5 e 15 minutos e ser compostas exclusivamente para duos, trios, quartetos ou quintetos (sem maestro), formados pelos seguintes instrumentos: piano, violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, clarinete, oboé e trompa.

4. CANDIDATURAS
4.1. A taxa devida por cada candidatura é de € 80,00 (Iva incluido).
4.2. Os candidatos deverão apresentar:
4.2.1.  1 (UM) exemplar da partitura em papel, obrigatoriamente em edição de programa informático (Sibelius, Finale ou equivalente);
4.2.2.  1 (UM) CD, com a versão em PDF e uma gravação real/acústica da peça.
4.2.3. O currículo, a identificação completa e os contactos do candidato (nome, data de nascimento, fotocópia do BI/cartão de cidadão ou passaporte, telefones, e-mail e morada postal);
4.2.4. Um breve texto de apresentação da obra;
4.2.5. A indicação da data, local e músicos da estreia da obra;
4.2.6. Uma declaração, escrita e assinada pelo concorrente, confirmando ser o único autor e titular dos direitos sobre a obra candidata;
4.2.7. O comprovativo do pagamento da taxa de candidatura por transferência bancária para:

Fundação Centro Cultural de Belém
Millennium BCP:
IBAN:PT50 0033 0000 0009 6153 3850 5
SWIFT/BIC: BCOMPTPL

Na transferência bancária deverá estar mencionado o Prémio de Composição CCB - DSCH e o nome do candidato. Serão posteriormente enviados, por correio eletrónico, a respetiva fatura recibo.

5.  PRAZO E ENVIO DAS CANDIDATURAS
5.1. Todos os documentos a apresentar, tal como referidos no ponto anterior deverão ser enviados, apenas, por correio registado até ao dia 1 de abril de 2017, para:
  
      Secretariado do Prémio de Composição CCB - DSCH
      Centro Cultural de Belém
      Praça do Império
      1449-003 Lisboa

5.2. Os candidatos que pretendam recuperar as suas partituras, deverão fazê-lo no Centro Cultural de Belém durante um período de 60 dias após o anúncio oficial do resultado do concurso a publicitar no sítio da Internet do Centro Cultural de Belém.
5.3. Após o prazo referido no número anterior, todos os materiais remanescentes e não reclamados serão destruídos, ficando a Fundação CCB e DSCH na posse da obra premiada para arquivo histórico.
5.4. A devolução dos materiais poderá ser feita por duas formas: (i) por entrega em mão nas instalações da Fundação CCB ou (ii) por correio, sendo neste caso as despesas postais suportadas pelos concorrentes.

6.  PRÉMIO
6.1. Haverá, apenas, uma única candidatura/obra premiada e só esta será objeto de anúncio público.
6.2. O valor monetário do Prémio de Composição CCB - DSCH é de 5.000 € (Cinco Mil Euros).
6.3. A obra premiada será publicada em partitura e será apresentada no âmbito do Festival de Música de Câmara Verão Clássico 2017, no CCB.
6.4. O Prémio será entregue imediatamente antes da apresentação  da obra premiada.
6.5. Quaisquer futuras apresentações ou CD’s da obra premiada, deverão incluir nas notas de programa a menção “Obra vencedora do Prémio de Composição CCB - DSCH”.

7. DIREITOS DE AUTOR
7.1. O valor do Prémio é também considerado como pagamento de direitos de autor relativos à apresentação da obra no âmbito do Festival de Música de Câmara Verão Clássico, aluguer de materiais e edição em partitura impressa da obra premiada.
7.2. Sem prejuízo do disposto no número anterior, os direitos de autor inerentes às obras apresentadas no contexto do presente concurso permanecerão com os respetivos compositores.
 
8. JÚRI
8.1. O Júri será constituído por, pelo menos, 3 personalidades de reconhecido mérito musical.
8.2. Das decisões do Júri não há recurso.
8.3. O Júri delibera por maioria dos votos dos seus membros, cabendo ao Presidente, em caso de empate, o voto de qualidade;
8.4. O Júri atribuirá o Prémio de Composição CCB - DSCH à obra concorrente que considerar de maior mérito musical, devendo essa escolha ser devidamente fundamentada.
8.5. O Júri reserva-se o direito de não atribuir o Prémio, se considerar que nenhuma das obras concorrentes apresenta a qualidade exigida devendo esta decisão ser devidamente fundamentada.

9. RESULTADOS
9.1. A decisão do júri será anunciada até 31 de maio de 2017.
9.2. Apenas o vencedor será contactado diretamente através dos endereços indicados no processo de candidatura.

10. DISPOSIÇÕES FINAIS
10.1. Quaisquer dúvidas que este Regulamento possa suscitar deverão ser esclarecidas junto do Secretariado do Prémio de Composição CCB - DSCH,  através do seguinte endereço: verao.classico@gmail.com
10.2. Qualquer caso omisso no presente Regulamento será decidido pela Fundação Centro Cultural de Belém e pela DSCH – Associação Musical, enquanto entidades organizadoras do concurso, de cuja decisão não há recurso.

11. DIVULGAÇÃO
11.1. O presente Regulamento, constituição do júri e suas decisões serão divulgadas no sítio da Internet do Centro Cultural de Belém onde podem ser consultadas.
 
 

Lisboa 30 de junho de 2016.


Júri do Prémio de Composição CCB - DSCH

Prémio de Composição CCB - DSCH
Acta da reunião 29 de maio 2017