Depois de Nostalghia – Song for Tarkovsky e de Un jour si blanc, o primeiro em quarteto e o segundo a solo, o pianista francês François Couturier vem a Portugal apresentar o terceiro volume da sua trilogia dedicada a Andrei Tarkovsky.
PEQUENO AUDITÓRIO – SALA EDUARDO PRADO COELHO
Editado nos primeiros meses de 2011, também com a chancela da ECM, este trabalho junta o quarteto inicial para prosseguir com a exploração do universo sonoro evocado pela obra do cineasta. Uma música que tem o jazz como base fundamental, mas que se aventura por caminhos mais abstratos, subtis e sempre surpreendentes.
"A música não ilustra Tarkovsky da mesma forma que não o ornamenta. Ela entra. Derrete-se através de ruturas interligadas, de um rumor surgido subitamente na melodia, nos temas, no modal. Ela lembra-se das violências do cineasta, da aparente espontaneidade da montagem, do seu mundo à parte."
Le Monde
Tarkovsky Quartet
François Couturier piano e composição
Anja Lechner violoncelo
Jean-Marc Larché saxofone soprano
Jean-Louis Matinier acordeão
Crédito de fotos: Paolo Soriani/ECM Records
Coprogramação CCB/ECM Temporada 2011/2012