Este evento já decorreu.

Garagem Sul | Exposições de Arquitectura

Arquitetura em Concurso Percurso Crítico pela Modernidade Portuguesa

Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitetos

CCB

© Diogo Nunes

© Diogo Nunes

© Diogo Nunes

© Diogo Nunes

O concurso é a forma mais aberta e livre de acesso à encomenda em arquitectura. Mas é principalmente o melhor modo para solucionar um determinado problema arquitectónico, urbano e territorial. Por natureza, os concursos confrontam diferentes alternativas para uma mesma situação. A competição entre iguais, habitualmente anónima, potencia a experimentação e a especulação, na procura convicta e generosa do projecto ideal.

Um concurso é uma confluência plural de possibilidades num intenso momento decisivo. Essa urgência do presente manifesta-se quando o júri toma a responsabilidade de avaliar e decidir, com base em determinados objectivos e critérios. O júri está aqui tanto em jogo quanto os concorrentes. Porém, a verdadeira prova de fogo dos concursos está na realização e consequente apropriação futura da obra. O objectivo passa pela construção efectiva do projecto, que assim se oferece à vida, testando incessantemente a hipótese anunciada no concurso. Por isso, um concurso de arquitectura é uma promessa que só pode ser legitimada pelo público através da experiência da obra construída. No limite, a decisão comprova-se na realidade. 

A história dos concursos é uma história de sucessos e realizações, mas também de fracassos, dúvidas e suspeitas. Entre a autoridade da disciplina e o escrutínio da opinião pública, entre a convicção dos concorrentes e a competência do júri, o território dos concursos está inevitavelmente imerso em tensão e polémica. Um concurso é, por natureza, um processo problemático. Mas, apesar dessa história atribulada, o concurso mantém-se como instituição e procedimento incontestável.

Os concursos de arquitectura possibilitam uma leitura das transformações em Portugal desde o início do século XX. Dos pavilhões nacionais nas grandes exposições universais aos programas de equipamentos públicos financiados pela Comunidade Europeia, passando por exemplos singulares como a Expo 98, os concursos podem apresentar um retrato possível da transformação do país. Neste sentido, a exposição “Arquitectura em Concurso” é o registo crítico desse percurso pela modernidade portuguesa. Um percurso em que os arquitectos portugueses e a Ordem dos Arquitectos têm desempenhado um papel fundamental.

Curadoria: Luís Santiago Baptista

 

 


Lançamento do livro “Arquitetura em concurso”


A lançar no próximo dia 24 de Maio, às 19h, na Garagem Sul , esta publicação de investigação faz a compilação do material apresentado na exposição. Propõe uma abordagem panorâmica dos concursos de arquitetura em Portugal, coligindo a informação disponível e apresentando nova reflexão crítica. Organiza-se por grandes temas através de uma seleção criteriosa de concursos que permitem uma interpretação histórica da disciplina e da profissão, bem como uma leitura das transformações do país ao longo da modernidade. Por um lado, apresenta material diagramático, gráfico, fotográfico e documental de quase meia centena de concursos de arquitetura incontornáveis dos últimos 100 anos. Por outro lado, convoca uma série de ensaios originais, escritos por um conjunto de autores de referência, que desenvolvem uma análise crítica dos mais significativos concursos de arquitetura em Portugal. Em suma, o livro assume-se como um documento fundamental para a compreensão alargada do papel dos concursos de arquitetura na transformação da sociedade portuguesa no último século. Uma coprodução OASRS e CCB e edição Dafne Editora


A entrada é livre.

 

 


 


Competitions lead inevitably to experimentation in design, and the effect of experimentation will be seen not only in the building finally erected, but even more in the education they give to juries, to architects, to clients and to the public.

Talbot F. Hamlin, «Competitions», 1938

COPRODUÇÃO                             PARCEIRO ESTRATÉGICO        PATROCINADOR
logo CCBlogo ordem dos arquitetos        LOGO Câmara de Lisboa                                     logo Míele

MARCA ASSOCIADA                       APOIO
logo tintas robbialac           Logo Fund. marques da silva

APOIO À DIVULGAÇÃO                                     APOIO INSTITUCIONAL
Logo RTPlogo trienal de arquitetura           

29 de março a 29 de maio
Garagem Sul
Enviar a um Amigo